Terá chegado à Europa antes do final do século XVI por dois portos de entrada diferentes: o primeiro em Espanha por volta de 1570, e o segundo através das Ilhas Britânicas entre 15. ... A batata tornou-se pouco a pouco uma importante cultura básica no norte da Europa.
A batata começou a ser cultivada na Cordilheira dos Andes, na América do Sul, há cerca de 8 mil anos e só foi levada para a Europa em meados de 1500, de onde se espalhou para o resto do mundo.
A princípio, o consumo da batata começou com monges nas Ilhas Canárias, em 1600. Daí os europeus descobriram como plantar o tubérculo, que forma uma dieta - apesar de monótona - bem completa quando combinada com leite, sendo rica em vitaminas A e D.
A batata é originária do Peru, onde foi cultivada desde as eras imemoriais pelo povo Inca. ... A batata pode ser plantada em uma grande variedade de climas. Os maiores produtores de batata no mundo são: Polônia, China, Estados Unidos, Alemanha e Índia.
A batata (Solanum tuberosum L.) é nativa da América do Sul, da Cordilheira dos Andes, e foi consumida por populações nativas em tempos remontos há mais de 8.000 anos, estando adaptada aos dias curtos da região.
No Brasil, a cultura da batata foi introduzida por imigrantes europeus no final do século XIX, no sul do país, onde as condições de clima eram mais favoráveis à sua produção, servindo de alimentação básica para os colonos até final daquele século (EMATER/RS, 2008).
A espécie começou a ser cultivada por civilizações andinas há cerca de oito mil anos e o cultivo foi aperfeiçoado pelos Incas, que utilizavam, inclusive, técnicas de irrigação. Os espanhóis introduziram, no século XVI, a espécie na Europa, e se tornou um alimento fundamental no continente.
Segundo o agrônomo da Embrapa Antônio César Bortoletto, no início do século XVI, por volta de 1520, o alimento foi levado para a Inglaterra, onde se tornou muito popular e passou a fazer parte da culinária local.
No Brasil, a cultura da batata foi introduzida por imigrantes europeus no final do século XIX, no sul do país, onde as condições de clima eram mais favoráveis à sua produção, servindo de alimentação básica para os colonos até final daquele século (EMATER/RS, 2008).
A batata tornou-se pouco a pouco uma importante cultura básica no norte da Europa. A fome no início da década de 1770 contribuiu para a sua aceitação, assim como as políticas governamentais em vários países europeus e a mudança climática durante a Pequena Idade do Gelo, quando as culturas tradicionais nesta região não produziram tanto quanto antes.
Os europeus na América do Sul estavam cientes da batata em meados do século XVI, mas recusaram-se a comer a planta. Para os espanhóis, a batata era considerada um alimento para os nativos: os conquistadores espanhóis eram favoráveis ao alimento, mas recomendam-no especialmente para os nativos que tinham que fazer os trabalhos mais pesados.
No Brasil a batata (ou batata inglesa) ainda é uma cultura com pouca importância na agricultura, mas mesmo assim aparece em segundo na América Latina, com uma produção de mais de três milhões de toneladas em 2007 e a tendência é que a produção aumente.
O cultivo de batata na América do Sul pode já ter mais de 10 000 anos, mas como os restos orgânicos do tubérculo não se preservam de modo a identificá-lo com grande certeza, os registos mais antigos não são fidedignos.
Como fazer uma boa prova de digitação?
Quais são as medidas do The Rock?
O que faz o rosto ficar vermelho?
Como entrar mapa de treino Fortnite?
Tem como ficar mais forte em casa?
O que fazer depois de 8 anos no Exército?
O que fazer quando a família do seu marido te ignora?
Quais os exames que são feito para doar os rins?
Como chama o gato da sorte japonês?
O que acontece se ficar 2 anos sem cortar o cabelo?
Onde fica As luzes flutuantes?
O que pode causar perda de equilíbrio?
O que fazer para deixar o rosto mais fino?