A chegada dos espanhóis à ilha da Jamaica aconteceu em 1494, quando mataram os índios arauaques que ali viviam e levaram escravos africanos para plantar cana-de-açúcar. Em 1670, os britânicos assumiram oficialmente o controle da ilha.
A Jamaica foi uma colônia britânica de 1655 até 1962, quando se tornou um país independente. Arawaks da América do Sul tinham se estabelecido na Jamaica antes da primeira chegada de Cristóvão Colombo à ilha, em 1494.
O país é um reino da Commonwealth, com a rainha Isabel II como seu monarca e chefe de Estado. Seu representante designado no país é o governador-geral da Jamaica, atualmente Patrick Allen. O chefe de governo e primeiro-ministro da Jamaica é Andrew Holness.
A 3 de maio de 1494 - há 525 anos -, Cristóvão Colombo descobriu a Jamaica.
Os primeiros habitantes da ilha foram os índios Aruaques e Taínos oriundos da América do Sul estabelecendo-se ali entre 4000 e 1000 a.C. O nome Jamaica deriva do nome Xamayca, dado pelos Aruaques, significando “terra de madeira e água ou “terra dos mananciais”.
30 curiosidades que você vai gostar
O nome do país vem da expressão Xamaica, cujo significado é “terra das águas” – esse nome foi dado pelos habitantes nativos da região, os índios arauaques. A população nacional é formada por cerca de 2,7 milhões de habitantes, sendo que 90% são descendentes de escravos africanos.
Revolta de Santa Maria (Abril de 1760)
Esta fase teve como alvo o forte britânico de Fort Maria, onde os rebeldes recolheram armas e munição. Logo após, como é possível observar no mapa, fugindo da repressão britânica, eles seguiram pelos portos estratégicos da ilha da Jamaica.
Independência e atualidade
O país tornou-se independente em 1962, após trinta anos de luta e, no mesmo ano, entrou para a Comunidade Britânica.
Um grupo menor é fruto da mestiçagem de africanos com europeus. Há também grupos pequenos de antilhanos, chineses e brancos. Fala-se sobretudo inglês ou crioulo jamaicano. O cristianismo é a principal religião, mas muitas pessoas não seguem religião nenhuma.
Entretanto, apesar de serem ex-colônias de países de tronco linguístico germânico (inglês e holandês), o Suriname, Jamaica, Trinidad e Tobago, entre outros, são considerados países da América Latina, pois apresentam características históricas e culturais semelhantes às dos latino-americanos.
A Jamaica não possui uma economia desenvolvida. A agricultura é uma das principais atividades econômicas do país, com enfoque para o cultivo de diversos produtos, tais como: cana-de-açúcar, cacau, café, milho, mandioca, banana, tabaco e diversas frutas.
A população é influenciada pela cultura africana
Devido à grande quantidade de escravos levados para a Jamaica no período colonial, atualmente cerca de 90% da população do país é descendente de africanos. Dessa forma, a cultura local conta com bastante influência da cultura africana.
Rastafarianismo ou Movimento Rasta é o nome com que se apresenta uma nova religião nascida na Jamaica na década de 30 do século XX. Os rastas acreditam serem os verdadeiros filhos de Israel e seu objetivo primordial é o retorno à África.
O que é Jah:
Jah tem sua origem da palavra hebraica Yah que é a abreviação de Yahweh (Jeová, Javé). Na Bíblia, as palavras Jah, Yahweh e Jeová são usadas para representar o nome pessoal de Deus. O Deus designado na Bíblia é considerado por judeus e cristãos o único Deus verdadeiro.
Seus seguidores, os rastas, seguem um modo de vida longe do capitalismo ocidental: se vestem à sua maneira, não cortam o cabelo e evitam aparar a barba, seguem uma dieta quase vegetariana, preferem tratamentos com ervas medicinais e abdicam de qualquer droga – a não ser a maconha, usada em rituais de meditação.
O canal da Jamaica é um estreito que separa as ilhas Jamaica e Hispaníola, no mar das Caraíbas. Em conjunto com o canal de Barlavento a norte, liga o oceano Atlântico ao mar das Caraíbas.
Administrativamente, a Jamaica está dividida em 14 paróquias (parishes). As paróquias estão agrupadas em 3 condados históricos, que não possuem relevância administrativa.
Atualmente, a gastronomia da Jamaica se baseia na mistura das culturas indígena, africana e inglesa, com o sabor marcante dos temperos e especiarias do Caribe. Além das comidas típicas, que veremos a seguir, a Jamaica também possui uma cerveja própria, a Red Stripe, que está presente nos quatro cantos do país.
Maroons foram africanos que escaparam da escravidão nas Américas e formaram assentamentos independentes. O termo também pode ser aplicado aos seus descendentes.
Kingston: melhores atraçõesBob Marley Museum. 1.425. Museus especializados • Locais históricos. ... Devon House. 1.100. ... Blue Mountains. 409. ... Parque de Emancipação. 701. ... Trench Town Culture Yard. 173. ... Club Kingston Airport Departure Lounge. 348. ... Port Royal. 361. ... Trench Town. Bairros • Áreas históricas para caminhadas.
Como saber quanto gasto de luz?
Qual a maior polícia do Brasil?
Quem é isento da taxa de ITBI?
O que é uma escavação arqueológica?
Quanto tempo dura o preenchimento?
O que é normal na anatomia humana?
Quantos cromossomos tem essa célula Diploide?
Quais são os feriado que foi antecipado?
Como fazer um roteiro de avaliação?
Qual foi o lado do Brasil na 1 Grande guerra Mundial?
Qual melhor investimento para ganhar dinheiro 2021?
Quanto tempo demora para processar DCTF retificadora?
O que significa xvii em numeros romanos?